(92) 9 8437-2252 (Claro - WhatsApp) - (92) 9 8131-8163 (TIM)

Suporte técnico de segunda a sexta, das 09h às 18h, e nos sábados das 09h às 13h somente atendimento comercial, no horário de Brasília.

Quais os requisitos de segurança para abrir uma revenda de GLP?

Postado por BITTWork Soluções para Negócios em Novidades | 7 comentários

O GLP, ou Gás Liquefeito de Petróleo, é um produto muito necessário na vida de todo nós, brasileiros e está presente em praticamente todos os lares do país.

abrir uma revenda de GLP

Dessa forma ter uma revenda de GLP pode ser um negócio altamente lucrativo visto que é um produto de primeira necessidade e sem o qual é bem difícil viver sem.

Entretanto existe uma série de requisitos de segurança que devem ser cumpridos por aquelas pessoas que desejam abrir uma revenda de GLP. Esses requisitos, como o próprio nome já diz, visam garantir a integridade física do estabelecimento revendedor e também de todos os seus funcionários e clientes minimizando possíveis problemas.

Para saber mais sobre os requisitos de segurança para abrir uma revenda de GLP continue acompanhando esse material e descubra.

Afinal, quais são os requisitos de segurança para abrir uma revenda de GLP?

Pois bem! A primeira coisa que precisa ser lembrada é que o GLP é um gás altamente inflamável e que, por isso, existem muitos requisitos de segurança para abrir uma revenda de GLP.

Esses requisitos dizem respeito à diversos aspectos tanto do local do armazenamento, como piso, distancias e etc., até a forma de manuseio e instalação de equipamento e sensores.

Um desses requisitos é que GLP seja armazenado em um local plano e com o piso bem nivelado, permitindo suportar a carga e em local bem ventilado, ao ar livre podendo ele ser, ou não, coberto.

Quando coberto, o pé-direito deve ter, no mínimo, 2,60m de altura e possuir permanentemente um espaço de 1,20 entre o topo da pilha de botijões e a cobertura. Essa cobertura deve ser de material resistente ao fogo e nunca pode ser de laje.

Também é proibido que outros materiais ou produtos sejam armazenados juntamente com os botijões de gás exceto, claro, aqueles exigidos pela lei como extintores, balança e sensores de vazamento.

Além disso é fundamental que os botijões cheios sejam armazenados em um ambiente diferente dos vazios bem como dos que estão parcialmente utilizados. Quando só exista um lote a medida é deparar os recipientes vazios dos chies mesmo que ainda permaneçam no mesmo ambiente.

Também é importante saber que as áreas de armazenamento são classificadas de acordo com a sua capacidade de armazenamento, em quilogramas de GLP.

Essa área, por exemplo, pode ser considerada de classe I caso armazene até 520kg de GLP ou até 40 botijões cheios do gás. A área de classe II é aquela que armazena até 1.560Kg de GLP ou 120 botijões cheios. Já a área III pode armazenar até 6.240Kg de GLP ou 480 botijões cheios de gás e assim por diante.

Conhecer essa classificação é fundamental pois algumas regras variam de acordo com a classificação do ambiente, ou seja, algumas regras que se aplicam para determinados ambiente podem não se aplicar para outros.

Os locais de armazenamento de GLP devem sempre delimitar o espaço através de pintura no piso ou através de cerca metálica, grade ou outro elemento vazado que seja resistente ao fogo assegurando sua ampla ventilação. Já para as áreas de classe III também é preciso marcar com pintura no piso a área específica para os lotes dos recipientes.

Já os botijões maiores, com mais de 13kg, só podem ser armazenados na posição vertical e nunca podem sofrer empilhamento.

Ao serem manuseados, nas operações de carga e descarga, é essencial ter cuidado para que os botijões nunca se choquem contra o solo, evitando danos à sua estrutura uma vez que esses danos podem constituir um risco potencial tanto para a área de armazenamento quanto para a vizinhança, o imóvel e o público em geral.

Também é imprescindível que seja terminantemente veta a circulação de pessoas estranhas nos setores de armazenamento ventando também que essas manuseiem os produtos.

Outro requisito de segurança para abrir uma revenda de GLP é que a distância máxima a ser percorrida entre qualquer ponto do armazenamento até uma abertura não deve ser maior do que 25 metros facilitando a evacuação em casa do qualquer eventualidade.

Esses são apenas alguns requisitos de segurança para abrir uma revenda de GLP que devem ser seguidos e respeitados para a segurança de todos os envolvidos.

Que tal controlar totalmente sua Empresa de Revenda de Gás e Água? Use um dos nossos sistemas. Temos versões completas para você baixar e instalar em seu computador. Acesse AGORA o LINK ==> http://www.bittwork.com/downloads/ e veja mais informações agora.

Comentários (7)

      Deixe uma resposta

      Seu endereço de e-mail não será exibido

      You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

      dezoito − dez =